Decidi hoje publicar algumas curiosidades sobre pessoas que trabalham em
Recepções de Hotel, com especial ênfase para aqueles que trabalham em
Hotéis "Alojamento e Pequeno-Almoço" em que fazem de Recepcionistas,
Barmen/Barmaids, Serviço de Quartos, Telefonistas, Secretários da
Direcção, Técnicos de TV, Electricistas, Canalizadores, Técnicos de
Gás... (entre outras necessidades que os hóspedes procuram satisfazer)... Isto tudo sozinhos num turno.
Coisas que não sabe sobre os Recepcionistas:
1- Os Recepcionistas são pessoas!! Pessoas de carne e osso. Por isso os Recepcionistas:
- comem! Sim, é verdade! Têm "horas" para refeições. E por "horas"
leia-se "aproveitar o tempo morto entre fazer uma Tosta Mista e um
Check-In.
- têm necessidades fisiológicas (sim, fazem xixi), por isso é um bocado
constrangedor para os Recepcionistas que logo no momento em que entram
na Casa de Banho, entra alguém no Hotel e insiste em tocar naquela
campainha "engraçada". Acredite que se apanhar um Recepcionista num dia
mau, ele vai fazê-lo sentir bastante envergonhado, fazendo-o perceber
disimuladamente que acabou de sair da casa de banho. O mau da fita vai
ser o hóspede, que não soube esperar.
- têm de atender mais que 1 hóspede no Hotel. Apesar de agirem (e
correctamente) como se você fosse o hóspede mais especial do hotel e o
único que está ali para ser servido, isso não é verdade. Devia aprender a
pôr-se no seu lugar e não interromper quando o Recepcionista está a
prestar informações a outro hóspede e especialmente quando está ao
telefone e você ignora esse facto completamente. É bastante complicado
estar a falar ao telefone e a atender uma pessoa ao balcão... O que nos
leva ao próximo item:
- não conseguem estar em 2 lados ao mesmo tempo, falar com duas pessoas
ao mesmo tempo... Ou seja, não conseguem estar no Bar e na Recepção ao
mesmo tempo e é muito irritante quando você, hospede, mal entra pela
porta do Hotel está logo a tocar na tal "campainha engraçada como se vê
nos filmes". Irrita! Está a passar indirectamente um atestado de
incompetência ao Recepcionista acusando-o que deveria estar na Recepção
para o atender e não no Bar a tirar um café a um outro qualquer. E é
igualmente mau quando você toca à campainha e o Recepcionista está mesmo
atrás de si, que obviamente não ouviu por mentalmente já estar a passar
o tal atestado mentalmente.
- não são multi-funções. Os Recepcionistas não são obrigados a perceber
de ar-condicionado ou de antenas de TV. O máximo que lhe podem fazer
para resolver o problema é trocar de quarto.
2- Os Recepcionistas gostam do que fazem! Gostam de o atender e têm
realmente gosto de responder às suas necessidades. Só lhe pedem um pouco
de paciência e muitas vezes menos arrogância. Se é daqueles armado em
"doutor" lembre-se que muitos Recepcionistas também têm cursos
superiores.
Have a nice stay!
(Este texto está em Desacordo Ortográfico)
Texto originalmente publicado em 22 de Janeiro de 2012
Bem vindos ao Blog de uma Técnica Superior de Turismo. As primeiras histórias relatam o dia-a-dia num Hotel visto na perspectiva de uma Recepcionista. Dificuldades, Histórias, Curiosidades, Horas de Desespero e de Realização. Dou-lhe aqui, as boas vindas ao Mundo da Hotelaria, ao Mundo dos meus novos Projectos de Turismo... ao meu Mundo, em especial :)
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Gosto quando "a luz do meu quarto não acende" ou não ouvem as instruções de check in e passado 5 minutos estão a ligar cá para baixo :P
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