quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Coisas que não sabe sobre os Recepcionistas de Hotel

Decidi hoje publicar algumas curiosidades sobre pessoas que trabalham em Recepções de Hotel, com especial ênfase para aqueles que trabalham em Hotéis "Alojamento e Pequeno-Almoço" em que fazem de Recepcionistas, Barmen/Barmaids, Serviço de Quartos, Telefonistas, Secretários da Direcção, Técnicos de TV, Electricistas, Canalizadores, Técnicos de Gás... (entre outras necessidades que os hóspedes procuram satisfazer)... Isto tudo sozinhos num turno.

Coisas que não sabe sobre os Recepcionistas:
1- Os Recepcionistas são pessoas!! Pessoas de carne e osso. Por isso os Recepcionistas:
- comem! Sim, é verdade! Têm "horas" para refeições. E por "horas" leia-se "aproveitar o tempo morto entre fazer uma Tosta Mista e um Check-In.
- têm necessidades fisiológicas (sim, fazem xixi), por isso é um bocado constrangedor para os Recepcionistas que logo no momento em que entram na Casa de Banho, entra alguém no Hotel e insiste em tocar naquela campainha "engraçada". Acredite que se apanhar um Recepcionista num dia mau, ele vai fazê-lo sentir bastante envergonhado, fazendo-o perceber disimuladamente que acabou de sair da casa de banho. O mau da fita vai ser o hóspede, que não soube esperar.
- têm de atender mais que 1 hóspede no Hotel. Apesar de agirem (e correctamente) como se você fosse o hóspede mais especial do hotel e o único que está ali para ser servido, isso não é verdade. Devia aprender a pôr-se no seu lugar e não interromper quando o Recepcionista está a prestar informações a outro hóspede e especialmente quando está ao telefone e você ignora esse facto completamente. É bastante complicado estar a falar ao telefone e a atender uma pessoa ao balcão... O que nos leva ao próximo item:
- não conseguem estar em 2 lados ao mesmo tempo, falar com duas pessoas ao mesmo tempo... Ou seja, não conseguem estar no Bar e na Recepção ao mesmo tempo e é muito irritante quando você, hospede, mal entra pela porta do Hotel está logo a tocar na tal "campainha engraçada como se vê nos filmes". Irrita! Está a passar indirectamente um atestado de incompetência ao Recepcionista acusando-o que deveria estar na Recepção para o atender e não no Bar a tirar um café a um outro qualquer. E é igualmente mau quando você toca à campainha e o Recepcionista está mesmo atrás de si, que obviamente não ouviu por mentalmente já estar a passar o tal atestado mentalmente.
- não são multi-funções. Os Recepcionistas não são obrigados a perceber de ar-condicionado ou de antenas de TV. O máximo que lhe podem fazer para resolver o problema é trocar de quarto.
2- Os Recepcionistas gostam do que fazem! Gostam de o atender e têm realmente gosto de responder às suas necessidades. Só lhe pedem um pouco de paciência e muitas vezes menos arrogância. Se é daqueles armado em "doutor" lembre-se que muitos Recepcionistas também têm cursos superiores.

Have a nice stay!




(Este texto está em Desacordo Ortográfico)

Texto originalmente publicado em 22 de Janeiro de 2012

Um comentário:

  1. Gosto quando "a luz do meu quarto não acende" ou não ouvem as instruções de check in e passado 5 minutos estão a ligar cá para baixo :P

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Caro hóspede,
obrigado pela sua visita! Deixe também aqui o seu ponto de vista!

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