Ao fazer o turno da noite, o meu passatempo preferido é montar o pequeno almoço. A emoção do contra-relógio, desafiando records pessoais, junto com a adrenalina de, sozinha, conseguir preparar um belo buffet de pequeno almoço para os meus simpáticos hóspedes (que muitas vezes passam das 50 pessoas).
Reitero o meu ódio de estimação que alimento todas as vezes pelo Fiambre e mais recentemente pelo Presunto Ibérico em fatias, que não descola da embalagem, nem com diluente.
Quando depois de 2 horas e pouco de luta com a mais diversa qualidade alimentícia para pequeno-almoço, orgulho-me de olhar para as mesas, como uma meta vencida. Venci a corrida contra o relógio e venci todas as especificidades do mise en place que um pequeno almoço buffet obriga.
Os guardanapos perfeitamente dobrados nas mesas, os talheres imaculadamente brilhantes, a loiça organizada, o queijo e o fiambre num jogo de simetria no prato, o queijinho fresco e o presunto geometricamente dispostos, a fruta laminada, o pão... O sentimento que surje é de uma obra-prima acabada. A vantagem é poder repetir centenas de vezes esta obra de arte, olhando cada vez mais aos pormenores.
Tudo isto, leva-nos ao diferente tipo de Clientes que se sentam à mesa no Pequeno-Almoço.
A abertura oficial da Sala é as 7h e em dias de semana, os primeiros clientes madrugadores a chegarem timidamente, são distinguidos pelo arrastar das cadeiras que ecoam num hotel semi adormecido ainda. Estes são os hóspedes mais ou menos habituais que saem cedo para poderem ir trabalhar. Ao fim de semana, o meu turno acaba e não vejo uma alminha na sala do pequeno-almoço. Reza a lenda, que só a partir das 10h (que é a hora do fecho da sala) é que vão aparecendo os primeiros corajosos.
Então na Sala do Pequeno Almoço é possível distinguir pelo menos 3 Grupos:
1º Grupo: Os que usam a chávena, o pires e só mais um pratinho para colocarem o Pão e o Fiambre/ Queijo ou que for para acompanhar. Estes clientes, normalmente deixam a toalha imaculada, sem nódoas de café ou sumo, sem migalhas e sem roubarem os talheres do lugar vizinho. Retirar a loiça destes Clientes é o maior prazer, mesmo depois de um turno comprido da Noite.
2º Grupo: Os que usam a chávena, o pires, o pratinho para o Pão, o pratinho para os acompanhantes, o pratinho para a fruta, a tigela de cereais e um Iogurte. Usam um copo para a água, outro para o sumo de laranja e outro para o néctar de pêra. Experimentam uma variedade de chá, o que os leva a colocar mais uma chávena na mesa. Estes são aqueles que experimentam tudo e deixam metade no prato, porque como já diziam os meus Pais "têm mais olhos que barriga". A par disso, fica uma montanha de loiça e uma panóplia de talheres na mesa, que faz qualquer ser humano duvidar que só uma pessoa ali esteve a comer. Normalmente depois destes clientes, tenho sempre que colocar uma toalha nova e refazer tudo.
3º Grupo: É o grupo que inclui os Clientes fãs de um só alimento do buffet, como é o caso do queijinho fresco. Depois de horas de trabalho, as meias luas do queijinho fresco foram fazer luar para outras paragens.
O pequeno almoço é um dos mais meticulosos trabalhos dentro do Hotel, capaz de pôr à prova o mais paciente Recepcionista que apareça.
Eu por mim só tenho pena que os nossos Hóspedes não parem para admirar a maravilhosa obra que nasceu na Sala, enquanto dormiam profundamente nos seus quartos.
Bom Apetite.
Fonte da Imagem: bellezafashion.blogs.sapo.pt
(Este texto está em Desacordo Ortográfico)
Bem vindos ao Blog de uma Técnica Superior de Turismo. As primeiras histórias relatam o dia-a-dia num Hotel visto na perspectiva de uma Recepcionista. Dificuldades, Histórias, Curiosidades, Horas de Desespero e de Realização. Dou-lhe aqui, as boas vindas ao Mundo da Hotelaria, ao Mundo dos meus novos Projectos de Turismo... ao meu Mundo, em especial :)
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