De polivalência percebo eu, como já puderam verificar e por isso não vou estar aqui a repetir a minha lista infinita de afazeres a partir do momento que entro ao serviço.
A parte positiva da polivalência é sem dúvida ter sempre que fazer... Pelo menos não se tem tempo para ter frio em dias de extra-polivalência, para além da qualificação com que uma pessoa fica... Não nos restringimos a saber apenas uma coisa, fazemos várias e bem (a maior parte das vezes) e realmente aprendemos (como eu já aprendi por exemplo, a servir pessoas com aquela técnica da colher e do garfo, ensinada por especialistas. Obrigada :) )
No entanto, como tudo na vida, também a polivalência tem os seus aspectos negativos e é isso que vou enumerar aqui hoje (não sei como, mas esses aspectos negativos coincidem exactamente com situações que já vivi...). Aqui vai a lista:
1- Primeira desvantagem da polivalência: Torradas Queimadas - se eu estou a meio de fazer uma torrada na Copa e me aparece alguém na recepção que se prolonga mais que o que eu desejava, obviamente que a torrada se vai queimar (a não ser que seja o meu dia de sorte).
2- Segunda desvantagem da polivalência: Esquecimento nº 1 - se eu atendo o telefone para um pedido de Room Service e logo a seguir me aparece alguém na Recepção para lhe mostrar os quartos e lhe explicar os preços, só me vou lembrar de atender o pedido do Hóspede meia hora depois da outra pessoa ter saido (a vantagem é que posso desculpar o "ligeiro" atraso com: estou sozinha, sabe.. é complicado... polivalência e tal...).
- Esquecimento nº 2 - se alguém me pede o serviço de despertar e eu não anotar na hora, porque vem alguém solicitar-me uma tosta, uma meia de leite e uma fatia de bolo, só me vou lembrar com toda a certeza no dia a seguir, quando estiver numa hora mais ou menos calma na Recepção... com toda a certeza... (não estou a dizer que já aconteceu...).
- Esquecimento nº 3 - Esquecer-me de recados de colegas porque o Hotel esteve cheio até às costuras e não consegui ter tempo de ligar ao Electricista ou desligar a água da piscina.
- Ou seja, Esquecimento em Geral, a ponto de por vezes ficarem pessoas na Sala de Tv à espera da Imperial e dos amendoins...
3- Terceira desvantagem da polivalência: Frustração - é realmente frustrante querer prestar um bom serviço, mas dar-me conta que não consigo estar em todo o lado a tentar fazer um serviço eficiente. É impossível encarregar-me eficientemente do Room Service, quando tenho pessoas na Recepção à espera de fazer o check-in e outras à espera de saber se tenho quartos. Não consigo estar em dois lados ao mesmo tempo, o que também me leva a querer despachar as pessoas que querem ver os quartos, para ir atender o telefone e deixar à espera o desgraçado que está no Bar já desde que fui levar o cházinho ao quarto. É frustrante e por muito que me esforce nunca consigo agradar a todos os hóspedes. Nem todos entendem que sozinha, é impossível atender toda a gente e ainda se mostram indignidos por terem que aguardar a sua vez.
Apesar de tudo, já não sei viver sem o stress e a frustração interior na hora do serviço. Nessas horas, só peço que tudo acabe depressa e que eu consiga gerir tudo.
De resto, só tenho que pedir desculpa, por não conseguir ser perfeita. Quem faz o que pode, a mais não é obrigado, não é assim?
fonte da imagem: micka-pedagogia-saomarcos.blogspot.com
(Este texto está em Desacordo Ortográfico)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro hóspede,
obrigado pela sua visita! Deixe também aqui o seu ponto de vista!