quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Knock, Knock... Room Service

 O Room Service é o paraíso dos Hóspedes molengões e o maior pesadelo dos Recepcionistas solo.
Quando o telefone toca na recepção e constato que vem de um quarto que já entrou há mais de 1h, sei, logo à partida que vem algum pedido especial a caminho. Quando ouço a melódica pergunta do "Tem Serviço de Quartos?", fico orgulhosa por o meu super poder de adivinha estar cada vez mais desenvolvido (é um requisito pretendido para se ser recepcionista, porque há hóspedes que não nos dirigem uma palavra e nós temos que adivinhar o que eles precisam... mas sobre isso, falarei num outro tópico...).
Como é um Hotel com regime de Alojamento e Pequeno-Almoço, não há obviamente serviços de jantar (ou almoço); o que temos é uma família de sopinha caseira, tostas mistas, torradas e sandes. E a escolha do hóspede resume-se a isto.
As mais populares são a sopa e a tosta mista e sempre que encabeço a aventura de as preparar tenho que estar na Recepção a atender o telefone ou a fazer algum check-in, no Bar a servir alguém e na Copa para não deixar queimar a tosta... Normalmente é tudo ao mesmo tempo. Quando tudo está perfeitamente distribuido no tabuleiro, parto à aventura de chegar ao quarto, que habitualmente é sempre o mais longe possível e no 1º andar.
Tenho boas memórias sobre eu, a servir o "Room Service"... :
- Os americanos são as pessoas mais simpáticas... Dão sempre gorjeta. Não importa o que se leve ao quarto.
- Numa vez, os hóspedes que entraram eram um casalinho jovem, com a mania que fica muito em hotéis. Logo no check-in e na atribuição do quarto fizeram alguns escândalos, que só contribuiram para ficar com eles "entalados". Depois de instalados e já passadas umas longas horas, ligam para a recepção para lhes entregar uma simples garrafa de água. Eu acedo muito simpaticamente ao pedido e entrego a garrafa no quarto que se situava mesmo, mesmo ao lado da recepção. Quando as pessoas são simpáticas comigo, sou gentil e não cobro o custo do serviço de quarto, especialmente estando tão perto da recepção... A estes peculiares clientes, cobrei-lhes o custo propositadamente.
- Aconteceu-me também, confundir os quartos para a entrega e no momento que bati na porta errada apercebi-me que acabara de meter o pé na argola. Não fosse o peso do tabuleiro e eu tinha corrido e tinha-me escondido na esquina do corredor, até ter a certeza que ninguém estava a espreitar... Limitei-me a pedir desculpa.
- Depois existem aquelas situações em que há necessidade de subir e descer as escadas umas 1000 vezes para entregar tudo o que foi pedido no quarto. Uma das vezes, um senhor pediu 3 sopas, 3 tostas e as bebidas. Como profissional de gestão de tempo que sou, fui servir as sopas primeiro enquanto as tostas faziam. Logo de seguida servi as tostas com as bebidas e ouvi resmungarem atrás da porta: "até que enfim". Resultado, 2 Serviços de Quarto cobrados. É que eu ando o mais acelerada possível e juro que foi só mesmo o tempo de vir cá abaixo barrar as tostas com manteiga e subir. Não tenho culpa que fossem uns alarves a comer sopas. Se se tivessem mantido no seu nível de simpatia fechava os olhos às vezes que subi e desci as escadas...

Veja bem como é que trata os Recepcionistas para a próxima... não vá aparecer uma conta excessiva no serviço de quarto. Somos uns sacanas...!
 
(Este texto está em Desacordo Ortográfico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro hóspede,
obrigado pela sua visita! Deixe também aqui o seu ponto de vista!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...