sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

A Vida por Etapas de Música

Ontem enquanto regressava a casa, fazia a minha habitual selecção musical que consiste em "tirar à sorte" Cd's das minhas caixinhas de arrumação (o facto de apanhar sinais luminosos no caminho facilita este trabalho...). Só sou detentora de Cd's desde há uns 10/11 anos atrás, quando comecei a ter acesso a ficheiros de música e a saber gravar cd's (ainda estou a pensar o que fazer com tanta cassete que durante anos alimentaram o meu walkman)...
Posto isto, nesta minha colecção de Cd's existem as mais variadas performances musicais... o que me deixou a pensar... Consigo dividir a minha vida em algumas etapas musicais:

1ª Etapa Musical: São os meus primeiros anos de vida. Lembro-me do meu Pai passar tardes comigo e com a minha irmã a ouvirmos os seus discos de vinil. Estas influências dos anos 60, 70 e 80 ficaram até hoje, sem dúvida. Desde esta altura me lembro de gostar dos "Xutos e Contapés" (como eu lhes chamava) e dos Resistência. Ainda assim, a primeira música que eu aprendi a cantar foi os "Parabéns a você", enquanto que a minha irmã enchia a casa com a música "Nikita" do Elton John. Ainda a desenvolver a minha identidade musical tinha também uma admiração confessa pelo Clemente... só porque era parecido com o meu Padrinho... e ele estava emigrado. Não posso esquecer de falar nos Onda Choc...

2ª Etapa Musical: Marcou uma mudança de casa e envergonho-me de falar nela, na medida em que as músicas que eu e a minha irmã ouvíamos nas tardes de verão eram provenientes de uma rádio local, que só passava (e continua) música... hum... pimba. Sabia as músicas da Ágata de cor, do Emanuel, da Romana... sei lá... acho que é melhor avançarmos...

3ª Etapa Musical: Aconteceu logo depois "daquele verão". Com a escola a recomeçar (estamos em 1997 mais ou menos), as influências começaram a notar-se. A minha irmã trazia para casa músicas dos Backstreet Boys e obrigava-me a aprender e a cantar as letras com ela (obrigada por me ajudares a aprender inglês :) ). Com o surgimento das Boysband em Portugal, claro que fui seguidora dos "Excesso" ... avancemos, avancemos...

4ª Etapa Musical: Olá Britney Spears... Anjos... Netinho... Foi a fase da Daniela Mercury

5ª Etapa Musical: Que horror, ainda há um mês atrás gostava de Britney Spears! Agora é só Pink, Shakira, Alicia Keys. Não há nada como a influência de revistas como a Bravo e Super Pop!... Nesta altura ainda existia a Rádio Cidade que me acompanhava nas horas dos TPC's... Até que acabou...

6ª Etapa Musical: Uma nova fase de descoberta. O ano de entrada para o liceu: ouvia a Rádio Nostalgia, e a Antena 3... Que bela antítese. Depois passei para a RFM. Finalmente já tinha canais de música em casa e o meu conhecimento começou a expandir-se. O primeiro ano do liceu foi Black Eyed Peas, Black Eyed Peas e Black Eyed Peas.

7ª Etapa Musical: São os dois anos que se seguiram no liceu. Já ouvia música clássica pela mão do meu guitarrista preferido desde sempre, nos intervalos. Afirmei o meu fanatismo pelos Xutos e Pontapés e comecei a seguir bandas de Punk Rock (Green Day, Yellowcard, All American Rejects).
Tinha uma amiga com quem partilhava este gosto musical e cujos cd's continuam nos meus arquivos. Não escondia também o meu gosto pela "nova onda" da Mariah Carey (We belong together... e depois "Memoirs of an Imperfect Angel")

8ª Etapa Musical: Terminado o liceu, descobri as bandas de rock como My Chemical Romance e coisas "mais pesadas" como Bullet for My Valentine (sim, é metalcore). Este tipo de bandas acompanhava-me nos meus dias "depressivos" e entrei numa espécie de fase semi-gótica. Menos a parte da roupa. Nos Verões trocava estas coisas pesadas por música House! Descobri a música House e Techno... Foi nesta fase que me tornei muito fã dos Pink Floyd.

9ª Etapa: Foi deixar tudo aquilo para trás. Acho que é esta em que me encontro agora. Mantêm-se os Xutos e Pontapés e os Pink Floyd. De resto terminei a minha relação com a música "comercial". Gosto de música indie, indie rock e coisas como Regina Spektor, Luísa Sobral, Yael Mayer, Ellem, Michael Bublé, The Cutes e semelhantes. E continuo a acompanhar os concertos de guitarra clássica... :)







(Este texto está em Desacordo Ortográfico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro hóspede,
obrigado pela sua visita! Deixe também aqui o seu ponto de vista!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...